Cinco passeios incríveis em Cartagena das Indias | GW Travel
695
post-template-default,single,single-post,postid-695,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
Cartagena-das-Indias-Capa

Cinco passeios incríveis em Cartagena das Indias

Cartagena das Indias é a quinta maior cidade da Colômbia. Foi fundada em 1533 e seu nome é uma homenagem a Cartagena, na Espanha. Durante o período colonial, a cidade teve um papel muito importante na administração e expansão do Império Espanhol nas Américas. Na época, foi sede do governo e moradia dos vice-reis espanhóis. O local foi também um dos principais portos para transporte de ouro e prata no continente americano, além de lservir à comercialização de escravos vindos da África.

Cartagena das Indias Botero

Escultura do colombiano Fernando Botero: “La Gordita”, em bronze, na Plaza de San Domingo

O atual centro histórico de Cartagena das Indias corresponde à antiga cidade amuralhada. Ele foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1984. Anteriormente, em 1959, já tinha sido considerado Patrimônio Nacional da Colômbia.

As muralhas de Cartagena, construídas a mando do rei Felipe II, possuem 11 km de extensão. Foram feitas para proteger a cidade de piratas e outros invasores. Sua construção só foi concluída em 1796, 25 anos depois da independência da Colômbia. Em algumas partes a muralha é tão larga que se pode andar sobre ela ou sentar para observar o movimento ou admirar o por do sol.

A cidade ainda é banhada pelo Mar do Caribe, cercada por praias lindíssimas, e está próxima às paradisíacas Aruba, San Andres e Curaçao. Suas praias urbanas não são tão bonitas, mas o passeio de barco ou lancha para visitar as praias dos arredores vale muito a pena

Confira aqui alguns passeios em Cartagena da Indias que você não pode deixar de curtir:

1 – Cidade Amuralhada de Cartagena das Indias

Cartagena das Indias Muralha

Cidade Amuralhada de Cartagena das Indias

É na Cidade Amuralhada que se concentra a maior parte dos pontos turísticos de Cartagena das Indias. É uma área muito viva e colorida. A imponente arquitetura colonial espanhola apresenta pés direitos altos, amplos espaços internos e varandas floridas que tornam as casas muito fotogênicas.

Para conhecer a cidade murada de Cartagena das Indias, você pode andar a pé, usar uma bicicleta ou fazer um passeio de carruagem pelas suas estreitas ruas. As bicicletas podem ser alugadas em vários pontos da cidade e tornam o tour ainda mais agradável. Sobretudo, nos dias em que algumas ruas ficam fechadas para o trânsito de veículos. Já o passeio de carruagem faz com que os turistas sejam transportados para o passado. Cavalos puxam as carruagens enquanto o cocheiro conta a história do local, apresenta seus pontos turísticos e revela algumas curiosidades. Esse passeio pode ser feito tanto durante o dia, quanto à noite, de acordo com a preferência do freguês.

Dentre as atrações que poderão ser vistas nesse passeio pela cidade fortificada de Cartagena das Indias estão:

– Torre do Relógio

Um dos símbolos da cidade, era a entrada principal da cidade murada. A bela construção continua a chamar atenção mesmo à noite, quando recebe uma iluminação especial.

– Palácio da Inquisição

É uma construção colonial e hoje abriga exposições sobre a história de Cartagena e sobre a inquisição. A história da cidade e a inquisição estão entrelaçadas, pois Cartagena das Indias já foi sede do Tribunal do Santo Ofício, que condenava e torturava pessoas por heresias, bruxaria, bigamia, entre outros comportamentos considerados por ele crime.

Na parte térrea do Palácio ficam expostos instrumentos de tortura utilizados na época da inquisição. Nos andares superiores ficam painéis, quadro se objetos do período da colonização.

– Plaza Bolívar

Localizada no meio da cidade, o local arborizado, com bancos à sombra, é cheio de barraquinhas de comida e tem bastante movimento.

– Plaza de San Domingo

É uma das mais animadas praças de Cartagena da Indias. Um dos seus grandes atrativos é a escultura de Fernando Botero, doado pelo próprio artista. Denominada Figura Reclinada nº 92, ela fica bem em frente à Igreja de Santo Domingo e é muito fotografada pelos turistas.

A Igreja de San Domingo é a mais antiga de Cartagena e possui apenas uma torre, por nunca ter sido terminada como planejado no projeto. Grande parte do seu piso é recoberto por lápides de antigas famílias importantes da região. A imagem de Nossa Senhora, ornamentada com uma coroa de ouro e esmeraldas, também chama atenção.

Cartagena das Indias Igreja San Domingo

Plaza di San Domingo, com a Igreja de San Domingo ao fundo

Visitar a Plaza de San Domingo à noite também é uma boa pedida. Parte da praça é tomada por mesinhas dos restaurantes do entorno e muita gente vai para lá tomar uma bebida ou apenas jogar conversa fora.

2 – Arquipélago do Rosário

Também conhecido como Islas del Rosario, o arquipélago é formado por 28 ilhas que fazem parte de uma área protegida com belos arrecifes de corais. O Parque Nacional Natural Islas Corales del Rosario, que engloba todas essas ilhas, fica a 45 km da costa de Cartagena. O melhor jeito de visitar essas ilhas é um passeio de lancha. Você pode fazer roteiros já programados ou alugar uma lancha para ter mais liberdade sobre quais praias conhecer e quanto tempo permanecer em cada uma delas. De lancha, o trajeto até o parque demora cerca de 45 minutos.

As praias da costa de Cartagena das Indias não possuem aquele mar azul caribenho. Então, para se sentir de fato no Caribe e apreciar suas belezas sem iguais, passear por essas ilhas é a melhor pedida.

Cartagena das Indias Arquipelago do Rosario

Mar cristalino do Caribe, no Arquipélago do Rosário

A praia mais famosa é a Playa Blanca, que é também a maior praia das ilhas. Porém existem muitos outros cenários deslumbrantes, como a Isla Del Pirata, San Pedro de Majagua, Isla Del Sol e Isla Esmeralda.

A Playa Blanca, localizada na Isla Barú, é única com possibilidade de acesso com carro. Por conta da facilidade de acesso é a que tem a mais ampla estrutura de pousadas e restaurantes, mas é também a mais cheia. Apesar disso, é possível encontrar restaurantes bem aconchegantes à beira-mar, para relaxar o dia inteiro.

Para quem gosta de curtir praias mais sossegadas, o Hotel San Pedro de Majagua, localizado na Isla Grande, é uma opção e tanto. Além de admirar a beleza deslumbrante típica das praias do Caribe, você poderá realizar diversas atividades, como mergulho, stand up paddle, canoagem e passeio de bike. Você pode se hospedar no hotel ou fazer um passeio de apenas um dia. Outro ótimo hotel na região é o Hotel Sofitel Santa Clara.

O Oceanário é uma outra ilha do Arquipélago, que abriga várias espécies de peixes, tartarugas, golfinhos e tantos outros animais. No local são feitas apresentações educativas e você pode conhecer melhor a vida aquática.

3 – Castillo de San Felipe de Barajas

O Castillo de San Felipe de Barajas é considerado a maior construção militar espanhola na América do Sul, com mais de 40m de altura. O castelo tinha a função de proteger Cartagena das Indias de ataques estrangeiros e permitia visualizar pessoas vindas tanto por mar, quanto por terra. Ele foi de grande importância estratégica em guerras no século XVII e XVIII.

Cartagena das Indias Castillo San Felipe

Castillo de San Felipe de Barajas, Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Sua construção começou em 1536, mas só foi finalizada em 1657. Além da robusta estrutura que se vê do lado de fora, a parte interna também surpreende. Sobretudo, pelo complexo de galerias subterrâneas, túneis que formam um verdadeiro labirinto, construídos para surpreender os inimigos. Hoje a construção é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

4 – Avenida San Martin

Também conhecida como Carretera 2, essa é uma das principais ruas de Cartagena das Indias. Ela se localiza fora da cidade amuralhada, em Bocagrande, na área nova da cidade. A fama desta avenida se deve a concentração de restaurantes e lojas famosas. Para quem gosta de fazer compras e se interessa por produtos de marcas de prestígio, este é o lugar.

5 – El Santíssimo

El Santíssimo é um dos restaurantes mais renomados de Cartagena das Indias e já foi citado até no New York Times. Seus chefes tiveram treinamento na França e preparam pratos colombianos clássicos, com molhos e toques modernos. O cardápio possui opção para todos os gostos, passando por massas, peixe, frutos do mar, frango e carne vermelha.

O El Santíssimo fica localizado dentro da cidade amuralhada de Cartagena das Indias. Sua decoração é descontraída e aconchegante. No horário do almoço, o restaurante não costuma ficar tão cheio. Mas para o jantar, sobretudo nos finais de semana, é aconselhável fazer reserva.

Cartagena das Indias El Santissimo

El Santissimo, um dos restaurantes mais famosos de Cartagena

CONTEÚDOS QUE PODEM TE INTERESSAR:

ST BARTH: UM PEDACINHO CHARMOSO DA FRANÇA NO CARIBE

SEYCHELLES: PARAÍSO TROPICAL DOM 115 ILHAS

 

No Comments

Post A Comment