Cracóvia, saiba por que ela é passado e presente! | GW Travel
719
post-template-default,single,single-post,postid-719,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
Noite em Cracóvia

Cracóvia, saiba por que ela é passado e presente!

Viva o presente: conheça Cracóvia!

Diante da história conturbada e da violência suportada pelo país, alguns imaginam um retrato da Polônia em preto e branco, ruas frias e dizimadas, rostos melancólicos. Mas enganam-se! Uma amostra exemplar da força de vontade e vibração do país é a cidade de Cracóvia , localizada ao leste do Polônia.

Mesmo tendo sofrido diversas atrocidades no decorrer de sua história – invasão nazista e perseguição truculenta aos judeus, tomada de poder político pela URSS, profunda depressão durante a guerra fria, a cidade de Cracóvia passou por um processo de reedificação e, com a integração da Polônia à União Europeia, transformou-se numa área de forte crescimento econômico e muitas oportunidades para os jovens.

Como consequência desse novo apelo, Cracóvia transformou-se em um forte polo intelectual e cultural. Universitários de diversos países emprestam à cidade um ar jovem e descontraído, impulsionando a cena cultural e artística, assim como a vida noturna do lugar.

Bela noite na Cracóvia

Noite em Cracóvia

Noite em Cracóvia

Imponentes prédios históricos contrastam com fileiras de casinhas e a charmosa iluminação noturna da cidade, presenteando os turistas com uma aquarela viva.  

Volte ao passado, viva o presente: conheça Cracóvia!

Caminhar pelas ruas de Cracóvia equivale a uma aula de história, afinal, a Polônia foi o primeiro país europeu a conhecer a Segunda Guerra Mundial e provavelmente o mais prejudicado por ela.

Em setembro de 1939 a Alemanha invadiu o país, dizimando grande parte de sua população e aprisionando milhares de judeus em campos de concentração… Auschwitz é o maior e mais conhecido deles. Situado a sessenta quilômetros de Cracóvia, todos que o visitam relatam uma experiência inesquecível e emocionante. Por mais árduo que possa parecer o passeio, o lugar é hoje um verdadeiro símbolo contra injustiças que não podem ser esquecidas, e é principalmente um memorial às milhares de pessoas que perderam a vida entre suas paredes.

A Cidade Velha de Cracóvia é outro destino imperdível.
Cracóvia-Entrada-Auschwitz

Cracóvia Entrada Auschwitz

Cidade Velha de Cracóvia

A Cidade Velha de Cracóvia é outro destino imperdível. Ponto principal da cidade e patrimônio histórico e cultural, abriga mais de cinquenta charmosas ruas e vielas recheadas de prédios históricos, bares e pubs, lojinhas simpáticas, praças e monumentos.

Entre os tesouros históricos da Cidade Velha, destaca-se a Praça do Mercado (em polonês: Rynek Glówny) pelo seu tamanho (maior praça medieval da Europa com surpreendentes 40.000 metros quadrados) e importância cultural para o país desde 1257, data da finalização de sua construção.

A Praça do Mercado de Cracóvia foi testemunha de muitos momentos emblemáticos da vida da cidade, chegando inclusive a ser renomeada Praça Adolf Hitler durante a ocupação nazista.

Hoje, no entanto, o clima do lugar é ameno e alegre. Durante o dia, o ambiente é perfeito para apreciar os detalhes arquitetônicos das igrejas, castelos, casarões burgueses e outras construções seculares, assim como para desfrutar de seus agradáveis terraços, cafés e restaurantes. À noite, a iluminação delicada das ruas torna a atmosfera da praça ainda mais romântica, reforçada também pela presença de um trompetista que se apresenta a cada hora do alto das torres da Basílica Santa Maria.

Cracóvia Basílica de Santa Maria

Um espetáculo à parte, a A Basílica de Santa Maria (em polonês: Kościół Mariacki) representa uma verdadeira jóia do estilo gótico polonês, encanta os visitantes com seus vitrais coloridos ricos em detalhes e altar majestosamente ornamentado.

Distrito de Kazimierz

E se vamos falar sobre cores, o distrito de Kazimierz não pode ficar de fora. Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, o bairro judeu tornou-se, além de um centro cultural vibrante, um ponto de encontro dos jovens na noite cracoviana.

Durante o dia, a melhor forma de aproveitar o bairro é caminhando por suas ruas cheias de vida, apreciando as intervenções artísticas nos muros e sua atmosfera boêmia. Não faltam opções de museus clássicos e contemporâneos, lojinhas, galerias de arte, charmosos cafés e docerias.

Por sua natureza religiosa, o bairro também possui grande valor espiritual para a cidade. A presença de sinagogas e centros dedicados à cultura judaica são facilmente perceptíveis, assim como sua influência na arte urbana dos muros do distrito.

Cracóvia Bairro Judaico Kazimierz

Cracóvia Bairro Judaico Kazimierz

Ao anoitecer, as luzes dos barzinhos, pubs e baladas iluminam o bairro Kazimierz. Suas ruas vibram ao serem tomadas por jovens turistas e universitários que buscam uma noite de aventuras na cidade.

Informe-se sobre os museus de Cracóvia!

Horário de Funcionamento – Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau: Todos os dias – 07:30 – 19:00.

Endereço: Wiezniow Oswiecimia 20, Oswiecim 32-603, Polônia.

Site: http://auschwitz.org/

Telefone: +48 33 844 80 99

* Ônibus com destino ao museu saem a cada meia hora da principal estação da cidade, Krakow Glówny.

Horário de Funcionamento – Cidade Velha de Cracóvia/Praça do Mercado: Todos os dias – 24h.

Endereço: Center of Old Town, Cracóvia (Stare Miasto), Polônia.

Site: http://www.krakow-info.com/rynek.htm

Horário de Funcionamento – Basílica Santa Maria: Seg – Sab: 11:30 – 17:45 / Dom: 14:00 – 17:45.

Endereço: plac Mariacki 5, 31-042 Cracóvia, Polônia.

Site: http://mariacki.com/

Telefone: +48 12 422 07 37

Horário de Funcionamento – Bairro de Kazimierz: Todos os dias – 24h.

Endereço: ul. Szeroka 24, Cracóvia 31-053, Polônia.

Site: http://www.polin.pl/pl

Os sabores de Cracóvia!

A cidade possui uma vasta gama de opções para os fãs da gastronomia, mas o destaque da lista é o Cyrano de Bergerac. Localizado no subsolo da principal praça de Cracóvia, o restaurante possui uma atmosfera misteriosa, medieval e sofisticada.

O salão principal imita uma caverna majestosamente adornada com tapeçarias e antiguidades, contando também com um charmoso terraço nos fundos do prédio. A simpatia dos funcionários do restaurante é famosa, assim como sua exclusividade (capacidade para apenas dez mesas em seu interior), mas o que o torna tão especial é a excelência dos pratos típicos poloneses incrementados com o toque francês do chefe.

Cracóvia Restaurante Cyrano de Bergerac

Cracóvia Restaurante Cyrano de Bergerac

Ainda no estilo exclusivo e requintado, o Szara Ges é uma ótima pedida para os apreciadores das finas sobremesas.

Os pratos têm influências regionais, francesas e suíças, mas o que os tornam inconfundíveis são suas apresentações elaboradas e teatrais. Também podemos descrever a arquitetura do local como elaborada e teatral, pois o teto pintado à mão e a iluminação delicada de castiçais nos transportam automaticamente para uma típica catedral gótica polonesa.

Os frequentadores do Szara Ges podem ainda desfrutar dos deliciosos drinks oferecidos pela casa no terraço exclusivo do restaurante, coroando assim uma bela experiência gastronômica e pessoal.

Cracóvia Restaurante Szara Ges

Cracóvia Restaurante Szara Ges

Todavia, para os apreciadores de um bom vinho, a melhor alternativa é o tradicional Albertina Restaurant & Wine. A harmonização entre seus pratos mediterrâneos e opções de vinhos locais e internacionais é a maior preocupação da casa.

Não é surpresa, portanto, que o restaurante possua uma carta de vinhos exclusiva com mais de 32 opções, entre poloneses e internacionais, que atendem a todos os gostos.

Outro diferencial do Albertina é a seleção de ingredientes utilizados em sua cozinha: as especiarias são selecionadas com extremo critério a cada temporada, assim como os frutos do mar, que são criados no próprio viveiro do restaurante.

Cracóvia Seleção de Vinhos Albertina Restaurant & Wine

Cracóvia Seleção de Vinhos Albertina Restaurant & Wine

Informe-se sobre os restaurantes da Cracóvia!

Horário de Funcionamento – Cyrano de Bergerac: Todos os dias – 12:00 – 23:00.

Endereço: ul. Slawkowska 26, Cracóvia 31-014, Polônia.

Site: http://www.cyranodebergerac.com.pl/pl/index.html

Telefone: +48 12 411 72 88

Horário de Funcionamento – Szara Ges: Todos os dias – 12:00 – 23:00.

Endereço: ul. Rynek Glowny 17, Cracóvia 31-008, Polônia.

Site: http://www.szarages.com/

Telefone: +48 12 430 63 11

Horário de Funcionamento – Albertina Restaurant & Wine: Todos os dias – 12:00 – 23:00.

Endereço: Esquina da Dominikanska Street com Poselska, Cracóvia 31-043, Polônia.

Site: http://albertinarestaurant.pl/

Telefone: +48 12 333 41 10

Exclusividade e personalidade: onde comprar em Cracóvia.

A identidade artística da cidade de Cracóvia é facilmente identificada no perfil das lojas da cidade. Mesmo possuindo opções de shoppings para os que optam pela praticidade (Galeria Krakowska e Galeria Kazimierz Shopping Plaza são alguns exemplos), a verdadeira experiência de compra cracoviana não se dá no interior de grandes lojas de departamento, e sim nas charmosas boutiques e antiquários espalhados pela cidade.

Localizada no adorável distrito de Kazimierz, a loja física da marca polonesa PUNCA oferece uma magnífica seleção de jóias feitas à mão pelos melhores designers locais. É bastante improvável que um cliente encontre outra pessoa usando uma peça igual a sua, pois as mesmas são produzidas em pequena escala, assegurando sua exclusividade.

Peças de decoração para casa em cerâmica, cristal e porcelana, assim como obras de arte e alguns móveis exclusivos também estão disponíveis para venda na boutique.

Cracóvia Design Polonês Punca

Cracóvia Design Polonês Punca

Numa cidade onde a história está viva e pulsante em toda sua extensão, não é difícil encontrar antiquários e lojas especializadas em arte. Porém, uma delas merece ser realçada pela personalidade e peculiaridade de seus produtos.

A Kacper Ryx Historical Shop parece ter saído de um livro de contos de fadas. Esse recanto mágico e nada óbvio está localizado na esquina da principal praça de Cracóvia. A sensação ao adentrar o ambiente é de uma viagem ao passado: o artesanato, a atmosfera do lugar e especialmente o vendedor – mais que qualificado para explicar a história objetos -, nos levam de volta à Varsóvia medieval.

Informe-se sobre as galerias de Cracóvia !

Horário de Funcionamento – Galeria Krakowska: Seg – Sáb – 09:00 – 22:00 / Dom – 10:00 – 21:00.

Endereço: ul. Pawia 5, Cracóvia 31-154, Polônia.

Site: http://www.galeria-krakowska.pl/en/

Telefone: +48 12 428 99 00

Horário de Funcionamento – Galeria Kazimierz Shopping Plaza: Seg – Sáb – 10:00 – 21:00 / Dom – 10:00 – 20:00.

Endereço: Podgórska 34, 31-536 Cracóvia, Polônia.

Site: http://www.galeriakazimierz.pl/en/

Telefone: +48 12 433 01 01

Horário de Funcionamento – PUNCA Design & Jewellery Shop: Seg – Sáb – 11:00 – 18:00.

Endereço: Józefa 3, Cracóvia 31-056, Polônia.

Site: hhttps://www.punca.com.pl/

Telefone: +48 603 505 201

Horário de Funcionamento – PUNCA Design & Jewellery Shop: Seg – Sáb – 11:00 – 18:00.

Endereço: Józefa 3, Cracóvia 31-056, Polônia.

Site: https://www.punca.com.pl/

Telefone: +48 603 505 201

Horário de Funcionamento – Kacper Ryx Historical Shop: Seg – Sex – 11:00 – 19:00 / Sáb – 11:00 – 18:00 / Dom – 11:59 – 17:00.

Endereço: pl. Mariacki 3, Cracóvia 31-042, Polônia.

Site: http://www.sklep.kacperryx.pl/

Telefone: +48 12 426 45 49

Programe-se! Informações úteis sobre Cracóvia.

Horário local: GMT +1 (GMT +2 a partir do último domingo de março até o último domingo de outubro).

Eletricidade: A voltagem na França é de 220v e as tomadas tem um padrão: dois pinos redondos e o terra.

Moeda: A moeda oficial é o zloty (PLN), dividido em 100 groszy.

Idioma: Polonês / Inglês

Comunicação: O código DDI para a Polônia é +48.

Número de emergência: 112.

Número da embaixada brasileira em Varsóvia (Capital): +48 22 617 48 00

Clima: Continental úmido, com invernos frios e com neve e verões que vão de amenos a quentes. No verão (de junho a agosto) as temperaturas médias variam entre 9°C e 22°C, enquanto no inverno (de dezembro a fevereiro) as temperaturas médias variam entre -4°C e 6°C.

Viaje para Varsóvia com a GW.

No Comments

Post A Comment